Pesquisar
Close this search box.

Medicina Ocupacional é no Centro Médico

Medicina Ocupacional é no Centro Médico

A Medicina Ocupacional, também conhecida como Medicina do Trabalho, é uma especialidade que visa promover a saúde e qualidade de vida, bem como a prevenção dos acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Segundo a NR-7, Norma Regulamentadora do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), é obrigatório a realização de exames médicos durante toda a trajetória dos funcionários das organizações, tais como exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e demissionais.


Esse acompanhamento médico abrange exames clínicos e complementares e são realizados de acordo com a periodicidade estipulada pela NR-7 e outras Normas Regulamentadoras.


O exame clínico admissional deve ser realizado antes de o colaborador iniciar em seu posto de trabalho e para a avaliação, poderão ser aceitos exames complementares que contribuam com uma avaliação detalhada da saúde do futuro colaborador, como por exemplo, audiometria, espirometria, eletrocardiograma entre outros, proporcionando um melhor acompanhamento após o início das atividades laborais.


Os periódicos possuem um intervalo de 01 ano para empregos que são classificados dentro do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e portadores de doenças crônicas, pois estão mais suscetíveis a riscos. Já trabalhadores expostos a condições hiperbáricas, possuem o atestado de aptidão com validade de 6 meses. E para os demais, o exame clínico é realizado a cada dois anos.


Se o colaborador estiver afastado por um período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, independente de natureza ocupacional ou não, é necessário realizar o exame de retorno ao trabalho antes de reassumir suas atividades. Durante a avaliação o médico deve definir se há a necessidade de retorno gradativo ou não.


Em casos de mudanças de áreas/setor, o colaborador precisa ser submetido ao exame de mudança de risco ocupacional, para verificar se possui aptidão para exercer essas funções sob novos riscos.


Já o exame demissional deve ser realizado em até 10 dias após o término do contrato do trabalhador, salvo se o último exame ocupacional foi realizado em menos de 135 dias para organizações com graus de risco 1 e 2 e menos de 90 dias para organizações com graus de risco 3 e 4.


Localizada em uma das principais avenidas da zona norte de Sorocaba, a Unidade Itavuvu do Centro Médico oferece exames dedicados à medicina ocupacional, com exames laboratoriais e de imagem, estrutura completa e equipamentos tecnológicos, além de uma equipe comercial dedicada ao atendimento e suporte às empresas.

Conheça alguns dos exames realizados pela Medicina Ocupacional do Centro Médico:
– Exames Laboratoriais e de Imagem
– Exames Audiológicos
– Admissionais, Periódicos e Demissionais
– Entre outros

Para mais informações, entre em contato:
(15) 2102-0890 | [email protected]

Fontes: Associação Nacional de Medicina no Trabalho e Ministério do Trabalho e Previdência

Compartilhar:

Notícias & Novidades

RESULTADOS DE EXAMES

Digite seu login e senha e acesse os seus resultados!

Acesso aos resultados da sua empresa

Digite seu login e senha e acesse os resultados!