Pesquisar
Close this search box.

Entenda as mudanças nas recomendações de jejum: de 12 horas para 8 horas.

Em um movimento que busca tornar os cuidados com a saúde mais acessíveis e práticos, as diretrizes médicas recentemente passaram por uma significativa mudança no que diz respeito ao jejum antes de exames de sangue de rotina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), esta questão tem sido objeto de debates na área da saúde, especialmente em relação aos impactos nos resultados dos exames e na segurança dos pacientes.

Anteriormente, era comum a orientação de um jejum de 12 horas para a maioria dos exames, mas agora, em busca de maior comodidade para os pacientes, essa recomendação foi reduzida para 8 horas, com algumas exceções importantes, como o perfil lipídico.

Essa alteração nas diretrizes médicas é baseada em uma revisão extensa da literatura científica e em pesquisas que demonstraram que um jejum de 8 horas antes de exames de sangue de rotina é suficiente para a maioria dos casos. Isso significa que os pacientes agora podem realizar seus exames de sangue com mais facilidade, sem a necessidade de um jejum prolongado.

No entanto, é importante destacar que a recomendação de um jejum mais curto de 8 horas se aplica principalmente a exames de rotina, como hemogramas, dosagens de glicose e eletrólitos, entre outros. Para exames que avaliam os níveis de lipídios no sangue, como o perfil lipídico, ainda é recomendado um jejum de 12 horas. Isso se deve ao fato de que os lipídios podem variar consideravelmente nas primeiras horas após uma refeição, o que poderia impactar os resultados desses exames.

Portanto, se você estiver agendando exames de sangue, é importante seguir as orientações específicas fornecidas pelo seu médico ou laboratório. Eles serão capazes de informar o período de jejum necessário com base nos exames que você precisa realizar, explicando que para os exames que avaliam os níveis de lipídios no sangue, como o perfil lipídico, ainda é recomendado um jejum de 12 horas devido às variações nos níveis de lipídios nas primeiras horas após uma refeição.

Essa mudança nas recomendações de jejum é mais um exemplo de como a medicina continua evoluindo para se adaptar às necessidades dos pacientes, tornando os cuidados com a saúde mais convenientes e acessíveis, sem comprometer a qualidade dos resultados. É sempre aconselhável discutir qualquer dúvida ou preocupação com seu médico para garantir que você esteja seguindo as orientações adequadas para sua situação específica.

Conclusão e Futuro:

A SBPC/ML reconhece que a discussão sobre a necessidade de jejum para o perfil lipídico continua. Futuras diretrizes médicas podem revisitar esse consenso. É crucial compartilhar amplamente essas descobertas entre médicos e pacientes para solidificar esses novos conceitos e garantir diagnóstico e tratamento eficazes e seguros.

Lembre-se de que antes de fazer qualquer exame de sangue, siga as instruções do seu médico ou do laboratório responsável, pois os requisitos de jejum podem variar de acordo com o tipo de exame e as características individuais. Consulte sempre um profissional de saúde para orientações adequadas.

FONTES:

  1. Nordestgaard BG et al. Fasting is not routinely required for determination of a lipid profile: clinical and laboratory implications including flagging at desirable concentration cut-points — a joint consensus statement from the European Atherosclerosis Society and European Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine. Eur Heart J 2016
  2. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML): Coleta e Preparo da Amostra Biológica. 2014. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/?C=2235

Compartilhar:

Notícias & Novidades

RESULTADOS DE EXAMES

Digite seu login e senha e acesse os seus resultados!

Acesso aos resultados da sua empresa

Digite seu login e senha e acesse os resultados!