Receber atendimento com atenção, respeito, dignidade e sem preconceito.
Ser identificado pelo seu nome e sobrenome ou nome social, e não por nomes genéricos ou outras formas impróprias.
Identificar o profissional que está prestando assistência através de crachá visível.
Receber dos colaboradores ajuda imediata e oportuna para melhorar o conforto e bem-estar do paciente.
Exigir que a instituição cumpra todas as normas de prevenção e controle de infecções estabelecidas pelo Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde.
Receber informações claras e simples sobre o exame que será realizado, incluindo a duração e quais partes do corpo serão afetadas.
Consentir ou recusar os procedimentos diagnósticos, desde que tenha informações adequadas e esclarecidas sobre eles.
Ter 01 acompanhante presente durante a realização do exame, para pacientes menores de 18 anos ou com mais de 60 anos.
Acessar seu prontuário para conferir se as informações estão corretas e legíveis.
Receber informações sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
A instituição deve garantir a segurança e integridade física do paciente, seguindo as normas de segurança e utilizando recursos adequados.
Ter a privacidade preservada por meio do sigilo profissional, desde que isso não coloque terceiros ou a saúde pública em risco.
Manter sua privacidade durante o atendimento, que deve ser realizado em um local adequado e com conduta profissional.
Ser informado sobre todos os direitos que lhe são garantidos.
Fornecer informações precisas e completas sobre seu histórico de saúde, incluindo doenças anteriores, procedimentos e outros problemas relevantes ao procedimento que irá fazer.
Seguir as instruções da equipe médica que o atende, sendo responsável pelas consequências, caso recuse seguir as orientações.
Respeitar as normas e regulamentos da instituição.
Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços da instituição.
Zelar pelas propriedades da instituição, que são disponibilizadas para a realização do procedimento.
Respeitar a proibição de fumar nas dependências da instituição, juntamente com seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.
Indicar a forma de pagamento de seu procedimento.
Os Direitos e Deveres do Paciente são baseados em leis estaduais e no Manual de Direitos do Paciente do Governo do Estado de São Paulo. Para conferir a norma na íntegra, clique aqui.